Vocabulário Cazaque

Olá pessoas!!

  Finalmente apareci, esses dias atrás eu estava muito ocupada, apresentação de tcc, formatura do meu irmão, minha formatura, enfim, muita correria kkkkk Mas eu finalmente me formei!!! Agora tenho tempo de sobra.

  Hoje eu ia trazer mais um “conheça o grupo”, mas mudei de ideia. O post de hoje é um “vocabulário de cazaque”, tive a ideia após acompanhar algumas postagens da Ninety One facts no Instagram e resolvi trazer isso para o português, lembrando que eu não sou fluente em Cazaque, só sei falar algumas palavrinhas, é um idioma muito difícil para aprender sozinha kkkkkkkkk.

  Antes de tudo, a língua cazaque é uma língua turcomana ocidental. Está intimamente relacionada com nogai, quirguiz, e especialmente com o caracalpaque. Com cerca de quinze milhões de falantes, é a língua oficial da República do Cazaquistão, juntamente com o russo, e uma importante língua minoritária na Prefeitura autônoma cazaque de Ili, em Xinjiang, China e na província de Bayan-Ölgiy, na Mongólia. O cazaque também é falado por muitos cazaques étnicos situados nos países que formavam a antiga União Soviética (cerca de 500 mil na Rússia de acordo com o censo de 2002), Afeganistão, Irã, Turquia e Alemanha.
Como outras línguas túrquicas, o cazaque é uma língua aglutinante onde se usa a harmonia vocálica.
  O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, anunciou em outubro de 2017 que o alfabeto latino substituirá o cirílico como o sistema de escrita para a língua cazaque até 2025.

  Um dos motivos para eu fazer essa postagem é para auxiliar quem vem do K-pop.
  Uma dica, se você é kpopper, por favor, não use expressões coreanas para se referir aos artistas cazaques, eu entendo que é costume, mas fica feio, eles não são coreanos, o idioma do país não é coreano, então não tem porque usar expressões coreanas.
Aproveitando a deixa, peço de coração que vocês, kpoppers, não tentem forçar coisas da indústria coreana no Q-pop, mesmo que o gênero tenha raízes no K-pop, é uma cultura diferente, então os artistas serão diferentes. Todo mundo está cansado de saber como os artistas coreanos são tratados, vocês querem isso se repetindo? Como uma fã que acompanha o gênero desde o início não quero um “K-pop 2.0”. 
 Eu pensei bem antes de escrever isso para não soar como se eu estivesse “ditando regras”, mas acho necessário falar sobre isso, eu aparentemente sou a primeira pessoa no Brasil a trazer conteúdo sobre esses artistas, então para mim é minha “responsabilidade” auxiliar as pessoas que estão chegando agora.

 Agora finalmente vamos para o conteúdo de hoje.


Vocabulário Cazaque:

  • Сəлем (Salem) – Oi, Olá.

  • Сəлеметсізбе (Salemetsizbe) - Olá (forma educada)

  • Қайырлы таң (Kaiyrly tan) – Bom dia

  • Қайырлы күн (Kaiyrly kun) – Boa Tarde

  • Қайырлы кеш (Kaiyrly kesh) – Boa noite (ao chegar)

  • Қайырлы түн (Kaiyrly tun) – Boa noite (ao sair) 

  • Сау бол (Sau bol) – Tchau

  • Сау (Sau) – Tchau

  • Көріскенше (Koriskenshe) - Até logo, até mais tarde

  • Мен (Men) – Eu

  • Менің (Menin) - Eu mesmo, meu.

  • Сен (Sen) – Você

  • Сіз (Siz) - Você (forma educada)

  • Сенің (Senin) - Seu, você mesmo.

  • Сіздің (Sizdin) - Seu, você mesmo (forma educada)

  • Ол (Ol) – Ele, Ela, isso.

  • Оның (Onyn) – Dela/Dele

  • Біз (Biz) – Nós

  • Олар (Olar) – Eles

  • Біздің (Bizdin) – Nosso

  • Олардың (Olardyn) – Deles

  • Мама, Ана, Апа (Mama, Ana, Apa) – Mãe

  • Папа, əке (Papa, Ake) – Pai

  • Апа, Əже (Apa, Azhe) – Avó

  • Ата (Ata) – Avô

  • Əпке, Тəте (Apke, Tate) - Irmã mais velha

  • Сіңлі (Sinli) - Irmãzinha/ irmã mais nova (menina para menina)

  • Қарындас (Karyndas) – Irmãzinha/ irmã mais nova (menino para menina)

  • Аға (Agha) – Irmão mais velho

  • Іні (Ini) – Irmãozinho/ Irmão mais novo

  • Бауыр (Bauyr) - Irmão (para todos)

  • Дос (Dos) – Amigo

  • Қыз (Kyz) - Menina, namorada, filha

  • Жігіт (Zhigit) - Menino, namorado

  • Ұл (Ul) - Menino, Filho

  • Əйел (Aiyel) – Mulher, Esposa

  • Ер, Еркек (Er, Erkek) – Homem

  • Адам (Adam) -  Pessoa, Pessoas, humano.

  • Рахмет/Рақмет (Rahmet/Rakhmet) – Obrigada(o)

  • Оқасы жоқ (Okasy zhok) – De nada, Sem problemas.

  • Иə (Iya) – Sim

  • Жоқ (Zhok) – Não

  • Махаббат (Makhabbat) – Amor

  • Мен сені сүйемін (Men seni suiyemin) - Eu te amo

  • Күйеу (Kuiyeu) – Marido

  • Мен сені жақсы көремін (Men seni zhaksy koremin) - Eu te amo

  • Сүю (Suyu) – Beijo.

  • Кім? (Kim?) - Quem?

  • Не? (Ne?) - O que?

  • Неге? (Nege?) - Por quê?

  • Қайда? (Kaida?) - Onde?

  • Қалай? (Kalai?) - Como?

  • Қашан? (Kashan?) - Quando?

  • Үлкен рахмет (Ulken rahmet) - Muito obrigado.

  • Өтінемін (Otinemin) - Por favor.

  • Түсінемін (Tusinemin) - Eu entendi/entendo.

  • Жарайды (Zharaidy) - Tudo bem, Ok

  • Ештеңе етпес (Eshtene etpes) - Está tudo bem

  • Көріскеніме қуаныштымын (Koriskenime kuanyshtymyn) - Estou feliz em vê-lo

  • Танысқаныма қуаныштымын (Tanyskanyma kuanyshtymyn) - É um prazer conhece-lo

  • Қалайсың? (Kalaisyn?) - Como você está?

  • Атың кім? (Atyn kim?) - Qual é o seu nome?

  • Кешір (Keshir) - Com licença, desculpe

  • Кешіріңіз (Keshiriniz) - Com licença, desculpe (forma educada)

  • Бұл не? (Bul ne?) - O que é isso?

  • Мүмкін емес! (Mumkin emes!) - É incrível!

  • Құттықтаймын! (Kuttyktaimyn!) - Parabéns!

  • Туған күніңмен! (Tughan kuninmen!) - Feliz aniversário!

  • Сəттілік! (Sattilik!) - Boa sorte!

  • Ыстық (Ystyk) – Quente

  • Суық (Suyk) – Frio

  • Қараңғы (karanghy) - Escuro, Escuridão

  • Жарық (Zharyk) - Luz 

  • Əрине (Arine) – Claro

  • Қуаныш (Kuanysh) – Alegria

  • Бақыт (Bakyt) - Feliz, Felicidade.

  • Бақытты бол (Bakytty bol) - Seja feliz

  • Жаным (Zhanym) – Querido(a) (ao pé da letra seria “minha alma”)

  • Сүйкімді (Suikimdi) – fofo 

  • Əдемі (Ademi) – Bonita

  • Сымбатты (Symbatty) – Bonito

  • Сұлу (Sulu) – Beleza

  • Күшті (Kushti) – Legal

  • Тоқсан бір (Toksan bir) - Noventa e um

  • Сен маған ұнайсың (Sen maghan unaisyn) - Eu gosto de você

  • Жаман (Zhaman) - Mau

  • Жақсы (Zhaksy) - Bom, tudo bem, ok

  • Су (Su) – Água

  • Қыран (Kyran) – Águia.


*Todos os créditos vão para a Ninety One facts, eu tirei o vocabulário de lá.


Para ter uma noção básica da pronuncia, recomendo o canal "
Kazakh language with Zhannur"

  Ainda tem duas ou três partes sobre vocabulário e pretendo postar nas próximas semanas. Hmmm... Por hoje é isso, espero que tenham gostado e que isso seja útil de alguma forma kkkkkk
  Deixem comentários, se inscrevam para receber notificações de novas postagens, compartilhem, e é isso!


Сау!!



Comentários

  1. O mais maluco é que não dá para simplesmente ler, eu preciso realmente escutar alguém para aprender um idioma! Mas é legal já ter uma noção sobre~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um idioma muito complicado, por eu ter começado a aprender pelo alfabeto cirílico sempre faço confusão quando está em latino kkkkkkkkk Caso tenha interesse, tem um canal chamado "Kazakh language with Zhannur" https://www.youtube.com/watch?v=q8HMARVlKAw dá para ter uma noção melhor da pronuncia

      Excluir
  2. Ah, muito bom, especialmente a introdução. Eu percebo que tem muitas fãs de kpop tomando conhecimento sobre o pop cazaque mesmo, é bom fazer esse disclaimer né.
    Sinceramente, eu nem tento aprender o idioma hahahahahah acho difícil demais, parece que eles falam entre dentes, é tenso. Por outro lado, acho massa quando ouço uma palavra e consigo identificar o significado. Por exemplo, eu ouço muito o "Үлкен рахмет" e consigo entender, mas falar é impossível hahhahaah. Enfim, valeu pelo post!
    Ah, esse dias o Dimash fez um post no Instagram que talvez tu ache interessante, olha o link com a tradução em inglês: https://www.instagram.com/p/BdEXeWvFOYN/?taken-by=dimashofficial_fanclub

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde o inicio eu tive medo de falar sobre o Qpop por conta dos kpoppers e seu lado ruim, infelizmente fãs problemáticos sempre vão ter, então cabe a mim tentar "auxiliar" esse pessoal novo kkkkk
      Eu sou apaixonada pelo idioma, tento aprender mas é impossível sozinha, cada frase que aprendo já fico feliz igual criança, e o legal é que acabo "aprendendo" russo junto kkkkkk
      Sobre a postagem do Dimash, eu achei muito interessante, muito obrigada por compartilhar comigo e por acompanhar o blog! <3

      Excluir
  3. Eu gosto de Qpop desde 2015 e vcs? ^^

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso *-*mas complicado. Obrigada por isso! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário